12 Adequações Para Seu E-commerce
- Maria Clara Zochio
- 8 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de jul. de 2024
Sem delongas insisto: internet não é terra de ninguém e seu e-commerce não é uma lojinha, por isso você deve adequar seu ambiente digital seguindo as regras legais.

A lista a seguir é um presente, pois se cumprir com as instruções abaixo você irá evitar ações judiciais e terá uma loja virtual segura e confiável para seus clientes e potenciais clientes!
Vamos lá!
Dados da sua empresa: informações como CNPJ, nome empresarial, telefone, e-mail e endereço além de essenciais são obrigatórios. O cliente sentirá mais confiança para concluir a compra sabendo que a empresa de fato existe;
Imagem do produto: quanto melhor sua foto, maior a chance do cliente comprar, é verdade. Mas a foto que você posta é realmente idêntica ao produto que irá chegar na casa do cliente? Caso não seja, você estará promovendo propaganda enganosa.
Características do produto: todas as características do produto devem estar listadas. Capriche na descrição do produto, além de obrigatória, diminuirá as devoluções, pois não haverá surpresas quando o cliente receber a mercadoria.
Oferta: quando for promover uma oferta lembre-se de informar quantas unidades estão disponíveis, o preço, a forma de pagamento, para quais regiões aquela oferta é válida e por qual período ficará disponível.
Meios de pagamento: informe se aceita cartão e quais são as bandeiras. Venda a vista? Venda a prazo? Tem juros? Conte tudo para seu cliente!
Carrinho de compras: será o local do resumo das compras, contendo as unidades adquiridas, o valores, frete...
Logística: sempre mostre ao seu cliente quem fará a entrega e qual o prazo.
Estoque: não tem no estoque? Então não coloque a venda!
Arrependimento: o direito de arrependimento é exclusividade para compras feitas virtualmente. O cliente poderá devolver o produto em até 7 dias sem te dar justificativa. Deixe todo o procedimento explicadinho no seu e-commerce.
Troca: não confunda com o direito de arrependimento. São dois procedimentos diferentes. Forneça as informações necessárias.
Canais de atendimento: a legislação prevê que as lojas virtuais devem fornecer canais de atendimento 7/24. Ou seja, sete dias por semana, 24 horas por dia, afinal, sua loja está em funcionamento durante todo esse período, não é mesmo?
Documentos do site: você leu certo: documentos do site. Política de vendas, de privacidade, de troca são contratos de adesão do meio digital. Não menospreze-os.
Bônus: para deixar a venda mais segura para você e para o seu cliente, envie um e-mail confirmando a compra.
Ter um e-commerce é ter uma empresa. Faça com que ela prospere, ofereça um ambiente profissional, siga as leis.
Se não sabe por onde começar, tudo bem, eu posso te ajudar.
Comments