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MARKETPLACE: o que é preciso saber antes de começar a vender

Atualizado: 19 de jul. de 2024


Uma maneira bastante comum de promover vendas online é por meio dos marketplaces. Mas para isso, é preciso conhecer de perto o modelo de negócio.



Foi pensando no grande número de pessoas que se aventuram diariamente pelos marketplaces sem a devida informação, que selecionei alguns pontos de atenção para que você tenha mais segurança neste voo rumo às vendas online!


A contratação entre você e o marketplace acontece por meio de um contrato de adesão de prestação de serviços. A principal característica de um contrato de adesão é que seu conteúdo não é negociável, sendo assim, o lojista tem 2 opções: aceitar ou não aceitar o contrato com o marketplace.


Para o deslinde do artigo, levaremos em conta o aceite do lojista.


A partir deste momento, o seller (lojista) terá acesso a uma plataforma pronta, disponibilizada pelo marketplace: logística, infraestrutura de vendas, gestão de pagamentos e outros.


Para o bom funcionamento das vendas é necessário (e obrigação do marketplace) que a estrutura da plataforma se mantenha em funcionamento com o objetivo de viabilizar as vendas, e para isso, cobra-se uma comissão do seller. O valor da comissão varia entre os marketplaces, uma média de 10% a 20%.


E antes que os jogos comecem, um bom jogador está atento as regras! Por isso é indispensável a leitura atenta dos Termos e Condições Gerais de Uso.


Abaixo enumero algumas cláusulas de atenção:


1. Padrões estabelecidos pela plataforma (organização de catálogo, tamanho das imagens, atendimento ao cliente, logistica);


2. Lista de produtos proibidos de serem vendidos na plataforma;


3. Enquadramento do seu negócio aos padrões pré-estabelecidos pelo marketplace;


4. Valor da comissão cobrada e forma de pagamento. Essas informações te auxiliarão a precificar os produtos.


5. Atenção à lista de penalidades e infrações;


6. Deveres e obrigações do lojista (preço, estoque, trocas...)


7. Diretrizes sobre o uso de imagem, marca e propriedade intelectual; e


8. Condutas exigidas do lojista com relação aos consumidores.


Lembre-se: os Termos não se resumem a isso. Você deve avaliar sob o ponto de vista da viabilidade do seu negócio.


Ainda que o contrato seja de adesão, nada impede que você tire suas dúvidas e entenda todos os termos e condições disciplinados ali. Inclusive, recomendo fortemente que o faça.


Além disso, a sua empresa deverá estar adequada às legislações pertinentes para que a operação prospere e não haja penalidades futuras.


Caso tenha alguma dúvida sobre os Termos e Condições do Marketplace, bem como em relação à sua empresa, não assine, pois se algo não estiver de acordo com o exigido contratualmente, sua conta poderá ser suspensa.


Assim, é preferível consultar um advogado e tomar as medidas necessárias. E para isso, você pode clicar no botão abaixo.






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