Práticas de ESG para Pequenas Empresas
- Maria Clara Zochio
- 11 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de mai. de 2023
É provável que sua empresa esteja praticando estas ações e você nem se deu conta.
Mas vamos começar do começo.
Há tempos que a preocupação com a saúde do planeta é noticiada a todo tempo pelos diversos veículos de comunicação. O que antes era conhecida como sustentabilidade, hoje ultrapassa os limites ambientais e leva o nome de ESG - environmental, social and corporate governance (governança ambiental, social e corporativa).
O termo surgiu em 2004 em um relatório feito pelo Pacto Global em parceira com o Banco Central, o com o intuito de fomentar melhores práticas de preservação do meio ambiente, no ambiente de trabalho e anticorrupção. Acabou por se tornar uma forma de avaliar financeiramente uma empresa.
E um nome "pomposo" desse, deve ser para grandes empresas, multinacionais e não para as as pequenas empresas, você deve ter pensado quando viu este termo surgir diversas vezes nos telejornais, site, etc.
Pois bem, não é. O ESG está mais perto e possível de ser executado para as pequenas empresas do que você imagina.
“Uma empresa que está em conformidade com práticas ESG entende quais são seus impactos negativos e positivos na sociedade e consegue agir sobre eles. É necessário minimizar os negativos e potencializar os positivos, assim como equacionar os prejuízos já provocados.” - Pacto Global
E quais seriam estes atos que colocam sua empresa no que tange ao ESG?
1. Meio Ambiente (environmental) - constituem em práticas que geram efeito positivo para o meu ambiente ou que neutralizam efeitos negativos.
ações empregadas na empresa que visam economia de água e energia elétrica
reciclagem do lixo
substituição dos descartáveis
2. Social (social) - ações de envolvimento da sua empresa para o bem estar da sociedade (cidade ou bairro)
doações de bens e serviços
serviços comunitários
doações de plástico e metal para catadores de reciclagem
parceria com instituições beneficentes
3. Corporativo (corporate) - atuação da empresa com ética, respeito e regularização legislativa que se mostrarem necessárias ao exercício da empresa.
contrato social registrado na junta comercial
acordo de sócios com estruturação societária
formalização dos trabalhadores (CLT ou contratos de serviços)
ambiente de trabalha saudável
equidade de tratamento
medidas para evitar o assédio
práticas para o desenvolvimento de carreira
medidas de prevenção à corrupção
É bem verdade que há uma discussão a respeito da implementação das práticas do ESG, sobre ser de fato algo para melhorar o ambiente de negócios, ou se foi algo simplesmente de cunho político.
A realidade é que, infelizmente, ter consciência, conhecimento de boas práticas e coloca-las em prática nas empresas tornou-se um movimento externo no mundo dos negócios, quando na verdade deveria ser algo intrínseco ao ser humano.
É por isso que, no fim das contas, não importa se você tomou a decisão de ser consciente apenas para gerar marketing para sua empresa e torna-la atrativa a potenciais investidores, ou se realmente é algo importante para você, pois os impactos gerados serão positivos de qualquer forma.
Aproveite os insights que o texto de trouxe e faça uma lista do que já é feito no seu estabelecimento e o que pode ser melhorado. E se notar que a parte jurídica precisará de um reforço, entre em contato.
Comments